Estado Islâmico reivindica ataque em zona diplomática do Bangladesh

por RTP
Reuters TV

Pelo menos duas pessoas morreram e 26 ficaram feridas num ataque contra um restaurante em Daca, capital do Bangladesh. O ataque foi já reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico que alega ter provocado “mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades”.

O ataque ocorreu num restaurante situado na zona diplomática de Daca e frequentado por famílias ocidentais. O diretor do United Hospital, situado no bairro onde ocorreu o ataque, explicou que “chegaram 28 feridos e dois estão mortos”. A maioria são polícias.

Segundo a imprensa local, vários homens armados com bombas e pistolas entraram no restaurante quando eram 8h45 locais (15h45 em Lisboa). Uma testemunha, que conseguiu sair do restaurante, afirma que os atacantes gritaram “Allah Akbar” antes de fazerem explodir as bombas.

Os jihadistas terão levado a cabo uma tomada de reféns que, ao que tudo indica, se mantinha a meio da noite desta sexta-feira.
Estado Islâmico reivindica

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque e a tomada de reféns. A agência noticiosa Amaq, ligada àquela organização extremista, alega que os “comandos do Estado Islâmico atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros”.

O ataque provocou "mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades", acrescentou a Amaq, precisando que os comandos ainda têm reféns no restaurante.
Embaixadas alertam
As embaixadas de Espanha e dos Estados Unidos no Bangladesh estão a advertir os seus cidadãos, que residem no país, para evitarem aquela zona, situada na área diplomática conhecida como Gulshan.

A embaixada dos Estados Unidos pediu aos cidadãos norte-americanos para se refugiarem num local seguro e acompanharem as notícias.
O Bangladesh tem, desde 2013, sido alvo de vários ataques terroristas reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico e pela Al-Qaeda.

O Bangladesh tem, desde 2013, sido alvo de vários ataques terroristas reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico e pela Al-Qaeda.
Tópicos
pub