Explosão no Egito faz dezenas de mortos

por RTP
Mohamed Abd El Ghany - Reuters

Uma explosão no Egito fez, pelo menos, 25 mortos, perto da catedral cristã copta de São Marcos, do Cairo. A televisão pública egípcia avança ainda que há pelo menos 35 feridos. O ataque não foi ainda reivindicado.

Esta nova explosão ocorre depois de, na sexta-feira, duas bombas terem morto seis polícias e ferido seis outros. Os ataques ocorreram também no Cairo.


A explosão ocorreu no bairro de Abbasiyado, no Cairo, por volta das 10h00 hora local (08h00 em Lisboa).

Tudo aconteceu numa capela adjacente à catedral, avança a televisão estatal egípcia, citada pela agência Reuters, mas a causa da explosão ainda não foi apurada.

Recorde-se que os cristãos coptas do Egito são cerca de dez por cento da população. A Catedral de São Marcos é a sede da igreja ortodoxa do país.
Três dias de luto
O presidente do Egito declarou três dias de luto, a partir de hoje, depois de um atentado terrorista contra um complexo religioso, onde está a catedral cristã copta do Cairo, ter causado pelo menos 25 mortos.

"O terrorismo está contra a pátria dos cristãos e muçulmanos, mas o Egito vai fortalecer-se, como de costume", afirmou Abelfatah al Sisi num comunicado divulgado pela agência oficial egípcia MENA.

Al Sisi qualificou o atentado como um "ato traidor" e disse que se junta aos atentados de há dois dias, junto às pirâmides de Gizé, em que morreram seis polícias, e às "operações heroicas" levadas a cabo pelo Exército na península de Sinai como mais um capítulo da guerra contra o terrorismo.

As forças de segurança egípcias fazem frente, desde o golpe militar de 03 de julho de 2013, a recorrentes atentados terroristas, especialmente na península de Sinai, onde está ativa uma filial do grupo `jihadista` Estado Islâmico.

 

Com Lusa


Tópicos
pub