Japão financia laboratório na Bolívia para estudar raios cósmicos

por Lusa

O Japão vai financiar, com cinco milhões de dólares, a instalação de um laboratório para o estudo de raios cósmicos e da "matéria negra", na Bolívia, revelaram os investigadores.

O prémio Nobel da Física em 2015, Takaaki Kajita, de nacionalidade japonesa, apresentou hoje o projeto aos jornalistas na Universidade Mayor de San Andrés (UMSA) em La Paz.

O projeto terá um investimento de cinco milhões de dólares e implicará a construção do laboratório numa área entre nove e 13 hectares numa colina no Monte Chacaltaya, perto de La Paz e onde há um laboratório da UMSA.

O novo centro de pesquisa estará pronto em três anos e a investigação será desenvolvida durante quinze anos.

Kajita disse que o objetivo é perceber a origem dos raios cósmicos e, eventualmente, obter mais informação sobre a matéria negra da nossa galáxia.

A investigação será controlada, a partir do Japão, pelo investigador Masato Takita, que explicou que serão instalados no subsolo e sobre a superfície da terra 400 detetores das partículas de raios "mais energéticas".

Masato Takita reforçou a importância do eventual conhecimento adquirido sobre matéria negra, dizendo que esta "é a pedra no sapato da física moderna".

Tópicos
pub