Japão recorda as mais de 6.000 vítimas do sismo de 1995 em Kobe, um dos mais trágicos

por Lusa

Tóquio, 17 jan (Lusa) -- O Japão assinalou hoje o 22.º aniversário do devastador terramoto que deixou 6.434 mortos na cidade de Kobe e em localidades próximas no centro do país, em 1995, considerado um dos sismos mais trágicos da sua história.

Familiares das vítimas e sobreviventes do chamado Grande Terramoto de Hanshin (nome da região) reuniram-se, como fazem anualmente por ocasião da efeméride, num parque central de Kobe, cumprindo um minuto de silêncio às 05:46 (20:46 de segunda-feira em Lisboa), a hora exata do abalo telúrico.

O terramoto, com uma magnitude de 7,3 na escala de Richter, deixou, além dos mais de 6.400 mortos, 40 mil feridos e provocou danos em 640 mil edifícios, incluindo 100 mil casas que ficaram totalmente destruídas, figurando como o mais trágico da história do Japão no século XX depois do sismo de Kanto que, em 1923, fez mais de 100 mil vítimas mortais.

Os participantes depositaram aproximadamente 7.000 velas de bambu, de modo formar a data da efeméride "1/17" e a palavra "hikari" (luz em japonês), no parque de Higashi Yuenchi, onde fica o monumento evocativo, informou a televisão pública NHK.

Após o minuto de silêncio teve lugar uma cerimónia em que foram lembradas as vítimas e também os desafios pendentes após a tragédia, como formas de oferecer maior apoio aos sobreviventes mais velhos, dos quais alguns continuam a viver em casas temporárias apesar dos apelos para as abandonarem, ou de criar vias para transmitir as lições aprendidas às futuras gerações para que a memória perdure.

Tópicos
pub