Jean-Marie Le Pen desiste de candidatura nas eleições regionais

por Lusa

O fundador da Frente Nacional (FN) francesa Jean-Marie Le Pen anunciou hoje que abdica de ser candidato às eleições regionais, pronunciando-se a favor de ser a sua neta a liderar a lista, noticia a AFP.

Questionado pelo Le Figaro Magazine se iria ser candidato às eleições de dezembro, Jean Marie Le Pen respondeu: "Não, embora eu pense que era o melhor candidato para a Frente Nacional".

Jean-Marie Le Pen tinha, no domingo, aberto a porta para sua neta, Marion Maréchal Le Pen, o substituir como candidata do partido na região Provence-Alpes-Côte d´Azur nas próximas eleições.

As declarações do também presidente honorário da FN surgem no âmbito de uma grave crise partidária, depois de a sua filha e líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, ter anunciado que vetaria a possibilidade de Jean-Marie se apresentar como candidato nas eleições regionais.

Esta crise familiar surgiu na sequência das últimas declarações do pai, que defendeu o marechal Pétain, líder da França no regime de Vichy e colaboracionista com os nazis, o que levou Marine Le Pen a intervir.

A presidente da FN disse que Jean-Marie, de 86 anos, será submetido a um processo disciplinar perante o comité executivo do partido.

Marion Maréchal Le Pen, de 25 anos, que é a terceira da dinastia Le Pen e sobrinha de Marine, tornou-se em junho de 2012 a deputada mais jovem da história de França.

Em novembro passado foi a mais votada pelos militantes da FN na eleição dos membros do comité central, uma espécie de `parlamento` do partido.

Tópicos
pub