Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A Supermulher é a nova embaixadora das Nações Unidas. A personagem de banda desenhada foi uma escolha polémica. No Jornalíssimo, Joana Fillol explica as razões da escolha da ONU.
Na rubrica do Jornal 2 dedicada aos mais novos tempo também para uma curiosidade: A cidade mais a norte dos Estados Unidos, no Alaska, mudou de nome para manter viva uma cultura com mais de três milénios.

Os habitantes da até agora Barrw decidiram este mês em referendo adotar o nome primitivo da cidade: "Utqiagvik"
.
O novo/velho nome da localidade é na língua inupiaq. A língua de um povo indígena que habita aquela zona há mais de 3000 anos, os Inupiaq Eskimo', e que está a desaparecer.

A cidade mais a norte dos Estados Unidos da América tinha batizada com o nome de um naturalista inglês que promoveu várias expedições ao Ártico: Barrow.

Esta semana no Jornalíssimo tempo ainda para a notícia que dá conta da nova "Embaixadora Honorária para o Empoderamento das Mulheres e Meninas" da ONU - A Supermulher.

A decisão gerou polémica, entre outras coisas, por ser uma personagem de ficção. Mas a história desta personagem é curiosa. Foi inventada por um psicólogo norte-americano que também inventou o detetor de mentiras e, desde há 75 anos, quando surgiu, tornou-se um ícone do feminismo.

No Jornal 2 Joana Fillol revela as respostas à pergunta deixada aos mais novos na rubrica da semana passada: é bom ser jovem hoje?

"Há visões otimistas e pessimistas, o aspeto mais mencionado é o excesso de carga letiva".

E a propósito de aulas, a questão a que esta quarta feira se pede uma resposta é polémica: Concordas que a nota de Educação Física conte para a média de acesso ao Ensino Superior?

De lembrar que o Secretário de Estado da Educação, João Costa, anunciou que a média da disciplina vai voltar a contar para as contas da nota de acesso ao ensino superior para os alunos que vão para o 10º ano no próximo ano letivo.

Espera-se a resposta de todos em www.jornalissimo.com
pub