Jornalíssimo

| Mundo
Jornalíssimo

A ver: Jornalíssimo

O Ministério da Educação acaba de lançar o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), que permite aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário apresentar propostas de melhoria para a sua escola. O limite para cada projeto são quinhentos euros. Em www.jornalíssimo.com o desafio lançado é o de saber o que cada aluno mudaria na sua escola.

No Jornalíssimo desta semana a economia para os mais novos tem outro destaque.

A revista especializada 'The Economist' criou, há vários anos, um índice económico "apetitoso": Índice Big Mac - que compara o preço do célebre menu da Mc Donald's em dezenas de países do mundo.

A ideia é "tornar a teoria da taxa de câmbio mais digerível".

Trata-se de um índice informal que, não sendo científico, é muito mais tangível do que os índices económicos convencionais.

Como tem em conta o preço de um produto que nos é familiar (o Big Mac) torna-se num indicador facilmente compreensível para o cidadão comum. Para os economistas, como explica a 'The Economist' tem também uma vantagem: "Ao não variar muito de país para país ou de ano para o ano (...) torna-se uma referência útil para avaliar a força das moedas e até mesmo o tamanho das economias".

A informação mais vista

+ Em Foco

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Hotéis de luxo e restaurantes de autor crescem ao lado de quem vive sem água ou luz. A Comporta tem um novo proprietário que quer transformar aquela zona num local para estrangeiros ricos.

    O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer em Guimarães.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.