Jornalíssimo

| Mundo
Jornalíssimo

A ver: Jornalíssimo

O Ministério da Educação acaba de lançar o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), que permite aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário apresentar propostas de melhoria para a sua escola. O limite para cada projeto são quinhentos euros. Em www.jornalíssimo.com o desafio lançado é o de saber o que cada aluno mudaria na sua escola.

No Jornalíssimo desta semana a economia para os mais novos tem outro destaque.

A revista especializada 'The Economist' criou, há vários anos, um índice económico "apetitoso": Índice Big Mac - que compara o preço do célebre menu da Mc Donald's em dezenas de países do mundo.

A ideia é "tornar a teoria da taxa de câmbio mais digerível".

Trata-se de um índice informal que, não sendo científico, é muito mais tangível do que os índices económicos convencionais.

Como tem em conta o preço de um produto que nos é familiar (o Big Mac) torna-se num indicador facilmente compreensível para o cidadão comum. Para os economistas, como explica a 'The Economist' tem também uma vantagem: "Ao não variar muito de país para país ou de ano para o ano (...) torna-se uma referência útil para avaliar a força das moedas e até mesmo o tamanho das economias".

A informação mais vista

+ Em Foco

Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

    A Alemanha foi a votos com uma economia próspera. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.

      Em entrevista exclusiva ao "Olhar o Mundo" aquele que já foi o mais novo primeiro-ministro da União Europeia (2014-2016) aconselha Portugal a apostar nas novas tecnologias e na juventude do país.

      O ímpeto independentista ganhou força, motivado pela crise e pelas divergências em relação ao Estatuto da Autonomia da Catalunha.