Jornalíssimo

| Mundo

O Ministério da Educação acaba de lançar o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), que permite aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário apresentar propostas de melhoria para a sua escola. O limite para cada projeto são quinhentos euros. Em www.jornalíssimo.com o desafio lançado é o de saber o que cada aluno mudaria na sua escola.

No Jornalíssimo desta semana a economia para os mais novos tem outro destaque.

A revista especializada 'The Economist' criou, há vários anos, um índice económico "apetitoso": Índice Big Mac - que compara o preço do célebre menu da Mc Donald's em dezenas de países do mundo.

A ideia é "tornar a teoria da taxa de câmbio mais digerível".

Trata-se de um índice informal que, não sendo científico, é muito mais tangível do que os índices económicos convencionais.

Como tem em conta o preço de um produto que nos é familiar (o Big Mac) torna-se num indicador facilmente compreensível para o cidadão comum. Para os economistas, como explica a 'The Economist' tem também uma vantagem: "Ao não variar muito de país para país ou de ano para o ano (...) torna-se uma referência útil para avaliar a força das moedas e até mesmo o tamanho das economias".

A informação mais vista

+ Em Foco

O primeiro registo de imagem de uma posse presidencial na América é de março de 1857, quando James Buchanan se tornou o 15.º Presidente.

    Milhões de pessoas, por todo o mundo. No dia seguinte à tomada de posse multiplicaram-se as manifestações contra Donald Trump. Os protestos aconteceram em pelo menos 60 países.

      Amir Ashour é o primeiro iraquiano a dar a cara pelos direitos gay no seu país. Em segurança na Suécia, revela à RTP episódios de tortura e de rejeição.

        Nos 60 anos da Gulbenkian, a RTP deu uma volta pelo museu da fundação e continua a mostrar as obras mais significativas.