Líder de Taiwan promete reforçar a paz e cooperação através do estreito - Xinhua

por Lusa

Taipé, 07 nov (Lusa) -- O líder de Taiwan, Ma Ying-Jeou, prometeu hoje consolidar a paz e promover a cooperação através do estreito, momentos antes de partir de Taipé para Singapura, para uma reunião histórica com o Presidente da China, Xi Jinping.

A reunião, agendada para o início da tarde (manhã em Lisboa), é a primeira entre os líderes dos dois territórios desde 1949.

É o "momento certo" para incrementar as relações ao longo do estreito, uma vez que as relações nunca estiveram tão estáveis nos últimos 66 anos, disse Ma, num breve discurso antes de embarcar no avião, de acordo com a agência Xinhua.

Ma Ying-jeou disse esperar que a reunião ajude a estabelecer uma nova plataforma, através da qual ambos os líderes possam reunir e fazer avançar as relações de ambos os lados do estreito.

A Xinhua faz referência à imprensa de Taiwan, indicando que a maioria da população da ilha apoia a reunião.

Xi Jinping e Ma Ying-Jeou são, respetivamente, os presidentes da China e de Taiwan, mas, quando se reunirem hoje, ambos deverão evitar tratar-se por aquele termo, acautelando assim um atrito que dura desde 1949.

"Vão chamar um ao outro `senhor`", revelou esta semana um alto funcionário chinês, qualificando como um marco o primeiro encontro entre os líderes dos dois lados do Estreito de Taiwan.

Depois da guerra civil chinesa ter acabado, com a vitória do Partido Comunista da China (PCC), o antigo governo nacionalista (Kuomintang) refugiou-se na ilha de Taiwan, onde continua a identificar-se como governante de toda a China.

Do ponto de vista da diplomacia internacional, passou a existir a República Popular da China, governada pelo PCC, e a República da China, dirigida pelos nacionalistas, mas ambos os lados rejeitaram sempre uma divisão definitiva.

FV (JOYP) // FV.

Tópicos
pub