Macedónia inicia construção de muro na fronteira com a Grécia

por Andreia Martins - RTP
Os fotógrafos da Agência Reuters no local testemunharam o início dos trabalhos do exército da Macedónia. Yannis Behrakis - Reuters

O exército começou este sábado a construir um muro de metal na fronteira a sul com a Grécia, ponto de passagem para milhares de refugiados e migrantes que ali passam a caminho da Europa Ocidental.

Depois do muro erguido pela Hungria nas fronteiras com a Sérvia e Croácia, também a República da Macedónia quer exercer maior controlo na passagem de refugiados que chegam da Grécia pela força do arame farpado.
Os soldados do Exército macedónio começaram este sábado a erguer barras de metal de três metros junto da fronteira.
À Agência Reuters, um oficial do exército descreveu esta medida como "preventiva", de forma a exercer um controlo mais efetivo sobre o fluxo de migrantes que chega à Grécia através da Turquia e que percorre os Balcãs em direção a outros países europeus.

"Não estamos a encerrar completamente a fronteira. Continuamos a deixar que os migrantes vindos de países afetados pela guerra passem", disse o responsável.
Cláudia Viana, Virgílio Matos - RTP

Há cerca de duas semanas, vários países incluindo a Macedónia começaram a negar a passagem de migrantes consoante a nacionalidade, dando prioridade a cidadãos da Síria, Afeganistão e Iraque. Ou seja, apenas os que procuram o verdadeiro estatuto de refugiados.

No início da semana, a revolta entre os migrantes retidos na fronteira subiu de tom e houve até refugiados que levaram a cabo greves de fome e ações radicais de protesto.


Com o início dos trabalhos, os migrantes no local protestaram esta manhã contra as novas medidas de controlo fronteiriço. Stoyan Nenov - Reuters

A medida gerou o caos na fronteira entre países, particularmente entre a Grécia e a Macedónia. Na passada quinta-feira, vários migrantes, sobretudo iranianos, paquistaneses, marroquinos, entre outros, protestaram e conseguiram furar uma barreira policial.
pub