Maduro e Kerry encontram-se na Colômbia

por Lusa
Momento do encontro entre Maduro e John Kerry EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, encontrou-se na segunda-feira com o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, à margem da assinatura do acordo de paz entre o Governo da Colômbia e a guerrilha das FARC.

"O Presidente Nicolas Maduro teve um encontro respeitoso de alto nível com John Kerry", escreveu na sua contra de Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela.

A Venezuela encontra-se num momento de crise política, com a nação sul-americana exportadora de petróleo afetada pela queda dos preços do crude, inflação, escassez de alimentos e violência.

As sondagens indicam que oito em cada dez venezuelanos querem uma mudança de Governo.

A violência em protestos contra e favor do Governo em 2014 causou 43 mortos.

Há vários anos que Washington e Caracas têm relações bilaterais difíceis.

O encontro entre Maduro e Kerry em Cartagena aconteceu à margem da assinatura do histórico acordo de paz colombiano, entre o Governo e a Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O processo de paz de quatro anos terminou o conflito civil na Colômbia, o último grande conflito das Américas, que se estendeu por mais de cinquenta anos.

O acordo terá ainda de ser ratificado através de um referendo, dentro de uma semana.

As autoridades colombianas estimam que o conflito fez 260 mil mortos, deixou 45 mil desaparecidos e deslocou 6,9 milhões de pessoas.

Tópicos
pub