Mais de um milhar de refugiados salvos ao largo da Líbia

por Lusa
Reuters

Mais de um milhar de refugiados foram hoje resgatados do mar ao largo da Líbia, mas nove pessoas morreram e dez estão desaparecidas, entre elas quatro crianças, segundo um balanço provisório das autoridades italianas.

Ao amanhecer, o navio "Dignity 1", fretado pelos Médicos sem Fronteiras, abordou um barco pneumático, com muitos passageiros já na água, segundo um porta-voz da entidade, e foram salvas 120 pessoas.

Nove corpos foram encontrados sem vida, mas a causa da morte ainda não foi confirmada: afogamento, queimaduras, asfixia, desidratação, podem ser várias as causas.

As autoridades apontam que as condições sórdidas a bordo destas embarcações que transportam refugiados podem tornar-se mortais em poucas horas.

Os corpos foram transferidos para o navio norueguês Siem Pilot, que está ligado ao dispositivo europeu de salvação Frontex, e que levava já mais cinco mortos de outros migrantes encontrados na sexta-feira.

As saídas de migrantes a partir da Líbia, devido aos conflitos no país, ocorrem, por vezes, em vagas sucessivas, com uma concentração das operações quando o mar está calmo.

Em 30 de agosto, a guarda costeira tinha coordenado o socorro a cerca de 6.500 migrantes.

Tópicos
pub