Marcelo e Fidel já mantiveram encontro privado

por Natália Carvalho

Foto: André Kosters - Lusa

O Presidente da República encontrou-se em Cuba com Fidel Castro, mas o teor do encontro mantém-se em segredo. Os jornalistas não puderam estar no encontro em momento algum e mesmo a fotografia oficial da reunião de Marcelo com Fidel está por revelar.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido na quarta-feira com honras militares pelo homólogo cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução, em Havana.O Presidente português está em Cuba para uma visita de Estado inédita de um dia e meio, que termina esta quinta-feira à tarde.

Após o encontro entre os dois presidentes, realizou-se um jantar também no Palácio da Revolução, reservado e sem declarações à comunicação social.

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa depositou uma coroa de flores no monumento nacional dedicado ao mártir da independência de Cuba José Martí.

No Palácio da Revolução, Marcelo Rebelo de Sousa e Raúl Castro ouviram os hinos nacionais de Cuba e de Portugal, passaram a revista às tropas e cumprimentaram, um por um, os elementos das delegações dos dois países.

Esta cerimónia decorreu num salão decorado com um mural do artista cubano René Portocarrero e com vegetação natural da Sierra Maestra, onde se concentraram os guerrilheiros da revolução cubana.

Pela parte de Portugal estavam presentes a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e os deputados António Filipe, do PCP, Idália Serrão, do PS, Hélder Amaral, do CDS-PP, e José Luís Ferreira, do PEV.

Raúl Castro cumprimentou mais demoradamente o deputado comunista António Filipe, com quem trocou algumas palavras.
pub