Matar mosquitos com Zika pode destruir toda uma cadeia alimentar

por Frederico Pinheiro

Foto: Oswaldo Rivas - Reuters

Processo de exterminação do mosquito portador do vírus Zika pode causar uma perturbação numa serie de cadeias alimentares e consequente descontrolo na natureza. É o chamado efeito borboleta. Matar mosquitos em larga escala pode desequilibrar toda uma serie de cadeias alimentares, afirmam alguns biólogos que alertam também que o uso de pesticidas pode matar outras espécies não ameaçadoras e que são úteis no ecossistema.

Controlar a doença através do extermínio do portador. O vírus Zika está a tornar-se uma preocupação para a OMS e no Brasil a solução, para já avançada é o uso de pesticidas para eliminar o mosquito transmissor da doença.

Mas com essa solução surgem outros problemas, dizem os biólogos.

Com a destruição do mosquito, que está no topo da cadeia alimentar de muitos animais, como por exemplo as andorinhas, todo o ecossistema pode ser afetado.

Para além disso, a introdução de pesticidas pode afetar outras comunidades de insetos, como por exemplo os polinizadores, como as abelhas, levando a um decréscimo da população insectívora e consequente diminuição das culturas de fruto.
pub