Operação militar da União Europeia contra tráfico humano começou hoje

por Lusa

Roma, 07 out (Lusa) -- A operação militar para desmantelar as redes de tráfico de imigrantes iniciou-se hoje com embarcações europeias a patrulharem as águas internacionais no Mediterrâneo em busca de membros da chamada "máfia do mar".

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini, anunciou no mês passado que a `Navfor Med`, uma operação lançada para desmantelar as redes de tráfico, iria entrar na sua segunda fase.

A primeira fase, que essencialmente implicava a recolha e análise de informação sobre as redes de tráfico, funciona desde junho.

Seis navios estão já em águas internacionais ao largo da Líbia -- o ponto de partida para muitos dos barcos com migrantes --, incluindo um porta-aviões italiano, uma fragata francesa, uma britânica e uma espanhola, além de dois navios alemães.

Pelo menos outras três embarcações das marinhas da Bélgica, Reino Unido e Eslovénia são esperadas no final do mês para completar a operação, que inclui também quatro aeronaves e 1.318 efetivos.

A União Europeia deu luz verde à operação em águas internacionais em setembro, mas os navios não estão, por enquanto, autorizados a perseguir traficantes em águas líbias.

Tópicos
pub