Pelo menos oito feridos após homem armado se entrincheirar em clínica nos Estados Unidos

por Lusa

Washington, 27 nov (Lusa) -- Um homem armado está entrincheirado há mais de três horas num centro de planeamento familiar de Planned Parenthood em Colorado Springs (Colorado, EUA), num incidente que já provocou pelo menos oito feridos, referiu a polícia local.

O agressor, um homem branco com uma espingarda de assalto, prosseguia a troca de disparos com os agentes, enquanto eram retiradas do local dezenas de pessoas, informou a porta-voz da polícia local, Catherine Buckley.

O alerta foi emitido a partir dessas instalações ao meio-dia local (19:00 em Lisboa), apesar de se desconhecer se o objetivo do agressor era esse centro onde de praticam abortos, para além de numerosos serviços relacionados com a saúde reprodutiva.

Pelo menos quatro dos feridos são agentes policiais e os hospitais locais registaram oito entradas relacionadas com este incidente, apesar de ainda não terem sido anunciadas vítimas civis.

A Casa Branca referiu que o Presidente Barak Obama foi informado e está a acompanhar a evolução da situação, juntamente com a assessora principal de Segurança Nacional, Lisa Monaco, e a sua equipa.

Nos Estados Unidos, os centros de planeamento familiar, que praticam a interrupção voluntária da gravidez, são particularmente denegridos e frequentemente sujeitos a ameaças ou ataques de opositores radicais do aborto.

Tópicos
pub