Polícia usa gás para impedir migrantes de atravessar o Eurotúnel

por RTP

Centenas de migrantes foram impedidos de atravessar o Eurotúnel para chegar ao Reino Unido. A polícia usou gás lacrimogéneo.

Fonte policial avançou à France Presse que foram contabilizadas cerca de 1.700 tentativas de intrusão na noite de domingo. Destes, mil terão sido afastados pelas forças da ordem quando se encontravam próximas do túnel. Setecentas pessoas foram mesmo intercetadas já junto ao túnel.

As tentativas de intrusão voltaram assim a aumentar este domingo, depois de um fim de semana que tinha sido mais calmo. A mesma fonte avançou à AFP que um agente das forças da ordem ficou ferido, atingido por uma pedra atirada por um migrante sudanês. A circulação rodoviária e ferroviária tem sido interrompida nas últimas semanas devido às tentativas dos migrantes em aceder aos camiões e aos comboios.

Há várias semanas que o túnel da Mancha é visto como uma porta de entrada no Reino Unido, percecionado como uma terra prometida por milhares de migrantes.

O sonho tem se transformado em drama para muitos deles: dez migrantes já faleceram ao tentar atravessar o canal desde o início do mês de junho.

O ministro francês do Interior anunciou mesmo o reforço do contingente policial. Foram destacados mais 120 agentes para o local, que vão reforçar os 300 que já se encontram nas imediações.

Num comunicado conjunto, Paris e Londres garantem que a resolução desta crise está no “topo das prioridades” das duas nações.




pub