Portugal "no caminho certo" no combate ao aquecimento global

por António Mateus

Francisco Ferreira, presidente da associação ambiental Zero, elogia as bases do acordo alcançado na Conferência do Clima, mas deixa alertas para o cumprimento das metas em Portugal.

Em entrevista ao programa Olhar o Mundo, o presidente da associação Zero refere que os compromissos de Paris são positivos e flexíveis para os países que o subscreveram.

Avisa, no entanto, que é um acordo "extremamente ambicioso", pelas metas que são assumidas e pela formulação que abrange não só os países desenvolvidos, mas também as economias emergentes.

Numa altura em que os sinais do aquecimento global são cada vez mais evidentes no nosso país, Francisco Ferreira sublinha que o mês de janeiro de 2016 foi o mais quente nos últimos 50 anos e o dezembro de 2015 o mais quente de que há registo.

O presidente da associação Zero afirma que Portugal está "no caminho certo" no que diz respeito ao combate contra o aquecimento global, mas apresenta ainda assim algumas áreas críticas.

É o caso do setor dos transportes, que o especialista avisa que poderá levar ao fracasso dos compromissos assumidos por Portugal. 
pub