Presidente da Colômbia recebeu 445 propostas para ajustes ao acordo com FARC

por Lusa

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, revelou no domingo que recebeu 445 propostas de diferentes setores do país para alterações e ajustes ao acordo de paz com a guerrilha das FARC, rejeitado no referendo de 02 de outubro.

"Até agora são 445 propostas que foram catalogadas, organizadas e sistematizadas em função dos capítulos do acordo. Todas estão a ser estudadas e analisadas com cuidado e respeito e serão discutidas com as FARC para conseguir um novo acordo o mais rapidamente possível", disse o Presidente colombiano numa comunicação ao país.

Santos garantiu que após ter reconhecido publicamente o resultado do referendo, o Governo tem "mantido um diálogo aberto e franco com o país".

Esse diálogo, indicou, "permitiu ouvir as inquietudes dos cidadãos e em muitos casos temos conseguido esclarecê-las e responder às perguntas e dúvidas que nos apresentaram".

Na passada sexta-feira, a equipa negociadora do Governo, liderada por Humberto de la Calle, regressou a Cuba, sede dos diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), para conseguir um "novo acordo" com a guerrilha.

"Antes do primeiro grupo de negociadores do Governo viajar até Havana dei-lhes instruções para que trabalhem sem pausas e com eficácia para alcançar esse objetivo que todos os colombianos têm: um novo acordo que nos permita alcançar uma paz estável e duradoura, mais ampla e mais profunda", disse.

 

 

Tópicos
pub