Primeiras imagens do interior do hotel Rigopiano atingido por uma avalanche

por RTP

A televisão italiana RAI publicou imagens captadas pelas primeiras equipas de socorro após entrarem no hotel 'Rigopiano', na região italiana de Pescara, atingido ao início da noite de ontem por uma avalanche.

No hotel estariam cerca de 30 pessoas, entre hóspedes e pessoal. Duas pessoas foram resgatadas e recuperado um corpo, havendo ainda três desaparecidos que terão sido arrastados pela neve.

As imagens mostram como o edifício colapsou parcialmente, soterrando pisos inteiros.

O hotel de quatro andares ficou praticamente enterrado sob a neve, tendo-se deslocado 10 metros sob o impacto, afirmou o presidente da província de Pescara.

Teme-se que quase todos os ocupantes do hotel, situado numa região montanhosa, estejam mortos.

A avalanche ocorreu depois do centro de Itália ter sido sacudido por quatro sismos de média intensidade e quase consecutivos.

Um dos sobreviventes, Giampiero Parete, que terá perdido a mulher e os dois filhos, afirma que começou a lançar alertas da tragédia através da rede WhatsApp mas afirma que as autoridades só acreditaram e começaram a reagir três horas depois.

Os esforços de socorro foram imensamente dificultados por uma tempestade de neve e as equipas demoraram nove horas a chegar ao hotel, objetivo só alcançado durante a madrugada.

As condições de retirada de vítimas são ainda muito precárias.
pub