Primeiro-ministro japonês e presidente russo tentam resolver diferendo

por Lusa

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reuniu-se hoje com o presidente russo, Vladimir Putin, em Sochi, no Mar Negro, quando os dois países estão envolvidos numa disputa territorial que se arrasta há décadas.

Esta é a primeira visita à Rússia do primeiro-ministro japonês desde que assistiu na mesma cidade à abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro de 2014.

"O Japão não é apenas nosso vizinho, é também um parceiro bastante importante na região Ásia-Pacífico", declarou Putin.

As relações entre os dois países estão ensombradas por uma disputa que envolve quatro ilhas do arquipélago das Curilhas ocupadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial pela União Soviética e reivindicadas pelo Japão, o que impediu os dois países de assinarem um tratado de paz até agora.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, indicou na quarta-feira que a questão das ilhas estaria na agenda e que após um encontro "informal" dos dois dirigentes haveria um jantar.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, assistiu às conversações e afirmou que foi abordado "o problema do tratado de paz". Não deu detalhes, mas acrescentou que vai realizar-se uma nova ronda de negociações em julho.

Na quinta-feira à noite, no fim de uma visita a Londres, Shinzo Abe declarou esperar que se avance para uma tratado de paz pondo fim à longa disputa territorial.

Por seu lado, Putin afirmou em abril, numa sessão de perguntas e respostas na televisão, que pode ser encontrado um compromisso em relação a esta questão.

 

 

Tópicos
pub