Príncipe saudita decapitado

por RTP
Encenação de uma execução, em campanha contra a pena de morte saudita Andrew Biraj, Reuters

O Ministério do Interior saudita confirmou a execução de um príncipe que estava desde há três anos condenado à morte por homicídio.

A cadeia de televisão saudita Al Arabyia, no seu site em língua inglesa, refere que o príncipe Turki bin Saud al-Kabir foi executado na terça feira, pelo homicídio de um jovem saudita, numa rixa entre dois grupos na região de al-Thumama, nos  arredores de Riyadh.

O comunicado do Ministério do Interior lembrava o fundamento da sentença de morte pronunciado contra o príncipe: "Turki bin Saud al-Kabir matou o cidadão saudita Adel bin Suleiman bin Abdul Karim Mohaimeed."

Explicava seguidamente que "as autoridades conseguiram deter o agressor atrás mencionado. Após as investigações, acusaram-no de ter cometido o crime e a acusação foi enviada para o Tribunal. Foi acusado e condenado à morte como castigo". Concluía que "o castigo legítimo será o destino de quem quer que tente atacar pessoas inocentes e derramar o seu sangue".

A televisão saudita refere ainda que o tribunal de recurso e o Supremo Tribunal confirmaram a sentença, e também que a família da vítima recusara ofertas de "dinheiro de sangue", que pudessem expiar o crime em lugar da execução.
pub