Reino Unido suspende acolhimento de crianças da "Selva" de Calais

por Rui Sá

O principio do fim da Selva de Calais começou eram sete da manhã.
No primeiro de três dias desta operação, três mil dos sete mil migrantes que viviam no campo foram levados em autocarros para centros de acolhimento espalhados por toda a França.
Inglaterra, que tinha começado a acolher as crianças e jovens que ali viviam sem qualquer família, recebeu um pedido de Paris para parar com a operação. Londres diz respeita o pedido de das autoridades francesas "com relutância".

"Nunca Desistiremos"... "É isto justiça?" lê-se num mural que será demolido juntamente com o campo onde viviam pelo menos sete mil migrantes em Calais. A Selva será destruída até ao final da semana.

A decisão registar toda a gente. A maioria vive aqui desde a última evacuação forçada em 2015. Praticamente ninguém tem qualquer documento.

Sudaneses, Afegãos, eritreus são a maioria. Seguem agora para 300 campos espalhados por toda a França.

Inglaterra recebeu 200 crianças e jovens que viviam na Selva, mas França pediu o fim temporário do programa.

Num comunicado distribuído à imprensa o ministério do interior diz ter acedido com relutância ao pedido de Paris. Londres está ciente dos avisos das Organizações Não Governamentais no terreno: Na última tentativa para demolir o campo 126 crianças desapareceram sem deixar rasto.

Estima-se que pelo menos 1300 crianças e jovens sem qualquer acompanhamento estivessem a viver na Selva de Calais, O campo clandestino que François Hollande prometeu fazer desaparecer até ao final do ano. Uma promessa que cumpre dois meses antes do final do prazo.
pub