Representantes das Coreias reúnem-se para preparar encontro de alto nível

por Lusa

Seul, 26 nov (Lusa) -- Representantes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul reuniram-se hoje para organizar um próximo encontro bilateral de alto nível que permita impulsionar as relações entre os dois países em linha com o acordo alcançado em agosto.

Três delegados de Seul e outros três de Pyongyang iniciaram o encontro na aldeia fronteiriça de Panmunjom -- no lado norte-coreano -- pouco antes das 13:00 (04:00 em Lisboa), do qual se espera que saiam detalhes relativos à próxima reunião de alto nível, como a data ou os temas de interesse mútuo a debater.

O Governo sul-coreano prometeu "fazer esforços para chegar a um acordo" e considerou a reunião de hoje como "o primeiro passo para levar a cabo o pacto de agosto", indicou um porta-voz do Ministério da Unificação, em conferência de imprensa, em Seul, antes da reunião.

A Coreia do Norte, por seu lado, mostrou-se menos otimista, ao criticar, através dos meios de comunicação estatais, que a "atitude da Coreia do Sul não mudou", já que "fala de diálogo e de cooperação, mas conspira nas costas com potências estrangeiras [em referência aos Estados Unidos] para prejudicar os seus irmãos", como assinala o editorial de quarta-feira do diário Rodong.

A 25 de agosto, altos representantes das duas Coreias protagonizaram um histórico encontro na aldeia da trégua que serviu para pôr fim a um episódio de tensão militar. Seul e Pyongyang comprometeram-se a realizar novas reuniões de alto nível de forma regular com o objetivo de abrir uma etapa de paz e cooperação estáveis após anos de relações bilaterais marcadas por tensões.

Como primeiro passo, organizaram uma reunião de familiares separados pela Guerra da Coreia (1950-53), que teve lugar em outubro, mas desde então não se verificaram progressos de maior.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul encontram-se tecnicamente em guerra, dado que o conflito no qual se enfrentaram há mais de seis décadas, terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Tópicos
pub