Rússia suspende acordo de cooperação e pesquisa nuclear com EUA

por RTP
POOL New - Reuters

A Rússia anunciou esta quarta-feira a suspensão do acordo com os Estados Unidos referente à energia nuclear. Um clima de tensão paira sobre as negociações entre a Rússia e os EUA, após o Estado norte-americano cortar as conversações com Moscovo sobre um cessar-fogo na Síria.

Foi esta a reação do governo russo às sanções americanas decretadas no seguimento da crise na Ucrânia.

Pela voz de Sergei Novikov, porta-voz da agência russa de energia nuclear Rosatom, foi declarado: "O trabalho sob a égide este acordo nunca chegou a começar, porque no início de 2014, como sabemos, houve uma crise nas relações bilaterais, a introdução de sanções e depois o departamento de Estado dos Estados Unidos informou no seu website que não tem intenção de desenvolver esse tipo de cooperação. De facto, este era um tratado adormecido, que nunca se ativou."


Os acordos entre os EUA e a Rússia estão marcados por uma forte tensão após a decisão dos Estados Unidos de suspender as conversações com Moscovo, esta segunda-feira, sobre um cessar-fogo na Síria, no decorrer do ataque que destruiu totalmente o maior hospital do setor rebelde de Alepo num bombardeamento aéreo.


O Departamento de Estado americano já respondeu a este comunicado, afirmando que, caso se confirme, os Estados Unidos lamentam a decisão unilateral russa de suspender a cooperação na pesquisa nuclear.
pub