Sarkozy defende que a França deve impulsionar um novo tratado europeu

por Lusa

Paris, 25 jun (Lusa) - O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy disse hoje que a União Europeia atravessa uma crise que vai além do referendo que determinou a saída do Reino Unido e defendeu que a França deve impulsionar um novo tratado europeu.

Após reunir-se no Palácio do Eliseu com o presidente francês, o líder do partido conservador disse aos jornalistas que esta foi a principal mensagem que transmitiu a François Hollande, que hoje iniciou uma ronda de conversações com os partidos políticos, após o resultado do referendo de quinta-feira que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Disse ao Presidente como considero vital que a França tome uma iniciativa muito forte para colocar as bases de um novo tratado intergovernamental", afirmou.

Sarkozy criticou o atual funcionamento da UE e assinalou que um novo tratado é necessário "para que o conjunto dos povos da Europa compreendam que foram escutados".

Entre as criticas a Bruxelas, o ex-presidente francês disse que "não há mais [espaço] Schengen, não há a garantia das fronteiras" e que "a zona euro funciona muito mal".

"As competências da Europa são muitas", acrescentou Sarkozy, que pediu para que fosse transformada "esta crise histórica" numa oportunidade "para que a Europa recupere e controle o seu destino".

pub