Sessenta e oito detidos em Espanha este ano por suspeita de ligações a terrorismo

por Lusa

Madrid, 28 nov (Lusa) -- Sessenta e oito pessoas foram detidas em Espanha durante este ano por suspeita de ligação a redes terroristas, segundo fontes oficiais do Ministério do Interior espanhol.

Na madrugada de hoje, dois homens e uma mulher foram detidos em Barcelona por supostas ligações a uma rede de recrutamento e envio de pessoas para se juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico.

Esta é a segunda operação contra o terrorismo em Espanha desde os atentados de Paris a 13 de novembro, nos quais morreram 130 pessoas.

A primeira operação aconteceu a 23 de novembro, dez dias depois dos atentados em França, com a polícia espanhola a acusar um recluso alegadamente radicalizado (que cumpria pena por violência de género) de doutrinar e recrutar outros presos para as fileiras do autodenominado Estado Islâmico.

Com as detenções da madrugada em Barcelona, eleva-se para 634 o número de pessoas detidas pelas forças de segurança espanholas por suspeitas de ligações a grupos extremistas e terroristas desde os atentados de 11 de março de 2004 em Madrid. Desse total, 596 pessoas foram detidas em Espanha e 38 em operações conjuntas noutros países.

O ano com maior número de detenções foi precisamente o de 2004, com 131 suspeitos presos em Espanha num total de nove operações.

Segundo a agência espanhola de notícias EFE, que cita fontes do Ministério do Interior, em 2015, as autoridades espanholas já detiveram 68 pessoas suspeitas de ligações a grupos `jihadistas`.

Tópicos
pub