Sírio suicida-se com explosão na Alemanha

por Graça Andrade Ramos - RTP
A polícia observa vestígios deixados pela explosão suicida de um sírio de 27 anos em Ansbach, Alemanha, na noite de 24 de julho de 2016 Michaela Rehle - Reuters

A explosão à porta de um bar no centro da cidade de Ansbach, onde decorria um festival de música, provocou ainda 12 feridos, três em estado grave. O sírio, de 27 anos, fez-se explodir com a bomba que trazia numa mochila, às 20h19 GMT (22h10 locais), tendo sido identificado como um refugiado com perturbações mentais que já se tinha tentado suicidar duas vezes e que viu o seu pedido de asilo recusado há um ano.

"A minha visão pessoal é que infelizmente parece que aquilo que se passou aqui foi um ataque suicida islâmico", afirmou o ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, numa conferência de imprensa.

A porta-voz da polícia da Baviera afirmou que não se sabe ainda se o bombista era islamita ou não.

O ministro alemão da Administração Interna afirmou que o suicida tinha sobre si pendente uma ordem de deportação.

O homem terá tentado entrar no recinto onde decorria o festival, mas foi impedido.

A explosão provocou o pânico, apesar da maioria das pessoas ter pensado que se tinha tratado de uma explosão de gás. Uma testemunha, Thomas Debinski afirmou depois à Sky News que "as pessoas passaram a correr e disseram que tinha explodido uma mochila".

Ansbach tem cerca de 40.000 habitantes e fica perto de uma base militar norte-americana.

O festival, a que iriam assistir 2.500 pessoas, foi cancelado e o centro da cidade, localizada na Baviera, foi cercado pela polícia, que bloqueou o acesso à zona.

A Baviera foi abalada na sexta-feira por um tiroteio em Munique que fez 10 mortos e vários feridos.

Um jovem alemão de origem iraniana resolveu nesse dia honrar a memória do massacre de Anders Breivik, na Noruega, ocorrido há cinco anos.

Munido de uma espingarda e de 300 munições, atraiu pessoas a um restaurante perto do maior centro comercial da cidade para depois as matar, tendo acabo por se suicidar.
Tópicos
pub