Sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter atinge a Indonésia e provoca oito feridos

por Lusa

Jacarta, 17 jan (Lusa) -- Um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter atingiu hoje uma região isolada no leste da Indonésia, provocando oito feridos e danificando 120 casas em duas cidades, anunciaram as autoridades indonésias.

O tremor foi sentido com força em várias pequenas ilhas, precisou a Agência Indonésia de Catástrofes Naturais, mas não há risco de tsunami.

O sismo ocorreu no início da manhã no mar de Banda, a uma profundidade de 46 quilómetros, na província das Molucas, informou, por seu lado, o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"De acordo com as primeiras informações que foram recolhidas, o impacto do sismo foi muito grande em duas cidades na ilha de Ambalau", declarou o porta-voz da agência indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

Oito pessoas ficaram feridas e cerca de 120 casas ficaram danificadas, acrescentou.

A Indonésia está situada no "cinturão de fogo" do Pacífico, sendo que a colisão das placas tectónicas causa sismos frequentes e uma importante atividade vulcânica.

Em 2004, um sismo devastador no noroeste da Indonésia provocou um tsunami gigante, que matou mais de 170 mil pessoas naquele país e dezenas de milhares em outros locais no oceano Índico.

 

CSR // CSJ

 

Tópicos
pub