Sismo no centro de Itália mata e destrói

por Mário Aleixo - RTP
Um sismo em Itália provoca um número interterminadod e vítimas Epa-Matteo Crocchioni

Várias pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter que sacudiu, na última madrugada, o centro de Itália. O abalo ocorreu às 3h36 (2h36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

O abalo também foi sentido na capital, Roma, a aproximadamente 150 quilómetros e as autoridades italianas falam num número indeterminado de vítimas.

As primeiras mortes confirmadas foram um casal de idosos, cuja casa, em Pescara del Tronto, na região das Marcas, colapsou, de acordo com os meios de comunicação social italianos, incluindo a emissora pública Rai.

A terceira vítima mortal foi registada em Accumoli, na região de Lácio, perto do epicentro do sismo, de acordo com a agência noticiosa AGI.

O autarca de Accumoli, Stefano Petrucci, afirmou à televisão pública italiana que, além do corpo encontrado naquela localidade, há uma família de quatro membros, incluindo duas crianças, que se encontra debaixo dos escombros de um edifício que ruiu e ainda mais vítimas que se encontram nos escombros.

"É um desastre. Não temos luz nem telefones e os serviços de resgate ainda não chegaram aqui", afirmou Stefano Petrucci.

A jornalista da Antena 1 descreveu o que viu e ouviu nas primeiras horas deste desastre natural.


Região de risco

As localidades mais afetadas pelo abalo foram o município de Norcia, na província de Perugia, e os de Amatrice e Accumoli, na de Rieti.

Os três municípios são localidades com poucos habitantes: Accumoli tem aproximadamente 700, enquanto Amatrice cerca de 2.000 e Norcia na ordem dos 4.000.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

O governo italiano indicou, entretanto, estar em contacto com a Proteção Civil, de modo a acompanhar a evolução da situação.

pub