Sismo registado na Indonésia a ocidente da ilha de Sumatra

por Graça Andrade Ramos- RTP
Sismo de 7-9 registado ao largo da ilha de Sumatra, Indonésia DR

O abalo deu-se a 24 quilómetros de profundidade e registou uma intensidade de 7.8 na escala de Rischter.

Um vídeo registou os momentos em que se sentiu o sismo, numa zona de escritórios.

Foi accionado um alerta de tsunami para Samatra ocidental, Samatra norte e Aceh, informou a agência meteorológica norte-americana.

A Austrália lançou por seu lado um alerta de tsunami para as ilhas de Cocos e de Natal, que durou apenas cerca de meia hora antes de ser levantado.

O mesmo fez a Tailândia para as suas áreas costeiras mais vulneráveis.

Pouco depois o alerta de tsunami na Indonésia foi igualmente levantado.

O alerta recomenda habitualmente a todos os habitantes para fugirem das zonas costeiras e das praias até lugares mais elevados.

As ondas de tsunami costumam chegar às zonas costeiras em poucos minutos mas a  situação nas praias indonésias continua sob vigilância.


Chegou a ser noticiada a ocorrência de mortes, sem confirmação oficial, conforme reportou a Reuters India.

Citado pela Reuters, o vice-diretor do centro de buscas e socorro da Indonésia, Heronimus Guru, confirmou de início que "há alguns que morreram", para depois de retratar. "Até agora não há registo de mortos", disse Heronimus Guru uma hora depois, à Reuters.

Os esforços de buscas poderão ser dificultados pela escuridão, já que anoitece rapidamente nas zonas tropicais.

O sismo deu-se cerca das 12H45 em Portugal (19:49 em Jacarta), com o epicentro localizado a 808 quilómetros a sudoeste de Padang. A cidade mais próxima, a 661 quilómetros, é Muara Siberut. O tremor terá sido também sentido na Malásia e em Singapura.


Pânico
Um jornalista da Agência France Presse (AFP) em Padang referiu que sismo se sentiu durante alguns segundos. As pessoas saíram a correr dos edifícios tentando chegar a locais mais elevados.

Marjina, residente de Sikakap nas ilhas Mentawai, a cerca de 690 quilómetros do epicentro, disse que o sismo foi sentido de forma ligeira na região mas que o alerta de tsunami causou o pânico entre os aldeãos que correram para zonas mais elevadas.

Um habitante de Mentawai referiu que se encontra na praia de lanterna a vigiar as ondas mas que até agora não se registou nada de anormal. "Muitas pessoas já fugiram para lugares altos", referiu à Metro TV.

Em várias cidades de Samatra os hospitais foram evacuados para poder receber eventuais vítimas do sismo. Em Padang há grandes engarrafamentos provocados por milhares de pessoas a tentar a bandonar a cidade.

Padang, Indonésia Foto: Reuters

Fuga de Padang, Indonésia Foto: Reuters

O President Joko Widodo que estava a passar a noite num hotel de Medan no norte de Samatra, está são e salvo, afirmaram fontes presidenciais. Residentes no hotel de Medan afirmaram que não sentiram o sismo.
Poucos estragos
Não houve notícias imediatas de estragos apesar de, habitualmente, quanto mais escassa é profundidade do abalo maiores são os estragos provocados.

O USGS (United States Geological Survey center - serviço geológico dos Estados Unidos) declarou existir "baixa probabilidade de vítimas e de estragos."

"É provável que não haja estruturas afetadas nesta região", afirmou na sua página internet.

De acordo com a USGS, o abalo resultou de um deslizamento vertical na placa Indo-Australiana. Este tipo de movimentos não costuma resultar em ondas que provoquem tsunamis e pode também explicar a ausência de queda de edifícios.

O registo inicial do sismo foi calculado em 8.2, tendo o USGS  revisto depois a intensidade para 7.9 e depois para 7.8. Também a profundidade do tremor, inicialmente de 10 quilómetros, foi depois revista para mais do dobro, para 24 quilómetros.

A Indonésia, em especial Aceh, foi severamente atingida por um tsunami provocado por um sismo, no Natal de 2004. Só em Aceh o desastre matou mais de 126 mil pessoas.

O país encontra-se em pleno "anel de fogo" do Pacífico, uma zona sísma muito atica, onde diferentes placas tetónicas  se encontram e chocam, originando sismos e criando um grande número de vulcões.
pub