Toyota retoma produção em todas as suas fábricas no Japão após sismos

por Lusa

O fabricante automóvel japonês Toyota Motor retomou hoje a produção nas suas linhas de montagem, depois de ter sido interrompida na maioria das suas fábricas devido aos sismos que atingiram o país em abril.

A Toyota ativou hoje as últimas cinco linhas de produção que permaneciam encerradas devido aos sismos, num total de 30 instalações deste tipo em todo o país, disse hoje à Efe um porta-voz da empresa.

O fabricante automóvel foi obrigado a suspender a produção na maioria das fábricas nacionais devido aos cortes de abastecimento de componentes fabricados por empresas nas prefeituras de Kumamoto e Oita, situadas na ilha de Kyushu, as mais afetadas pelos sismos.

A empresa já estava gradualmente a retomar o funcionamento de algumas linhas de montagem desde o final do mês passado, um processo que hoje terminou.

Calcula-se que o encerramento temporário das 26 linhas de montagem afetou a produção de cerca de 80.000 unidades, segundo dados do jornal económico Nikkei.

Os sismos, os maiores desde aquele que gerou o devastador tsunami de março de 2011, afetaram o transporte e as comunicações em várias zonas de Kumamoto e Oita, e causou o encerramento de outras fábricas de empresas japonesas e estrangeiras.

Entre as companhias afetadas, que suspenderam a sua produção, encontram-se os fabricantes de automóveis e motos Mitsubishi Motors e Honda Motor, e a Sony.

O primeiro dos dois sismos mais fortes, de 6,5 graus, atingiu o país a 14 de abril, enquanto o outro, de 7,3 ocorreu na madrugada do dia 16, provocando a queda de edifícios e deslizamentos de terras.

 

Tópicos
pub