Trump regista a menor aprovação dos últimos dez presidentes dos EUA

por Lusa
Carlos Barria - Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, regista os níveis de aprovação mais baixos durante os primeiros dias no cargo em relação aos últimos dez presidentes eleitos para a Casa Branca, segundo um estudo divulgado na segunda-feira.

O estudo, da empresa de inquéritos de opinião Gallup, revelou que o empresário nova-iorquino, tem a aprovação de 45% dos norte-americanos, a mesma percentagem que o rejeita.

A percentagem está muito longe da do seu antecessor, o democrata Barack Obama, que nos seus primeiros dias na Casa Branca em 2009 registava uma aprovação de 68 por cento contra uma de taxa rejeição de apenas 12 por cento.

O presidente com maior aprovação durante os seus primeiros dias, em 1961, foi o democrata John F. Kennedy, com 72 por cento.

O republicano George W. Bush teve uma aprovação de 57 por cento dos norte-americanos durante os primeiros dias de 2001, enquanto o democrata Bill Clinton de 58 por cento em 1993.

De acordo com a Gallup, as piores taxas de aprovação, depois das de Trump, são as dos também republicanos Ronald Reagan e George H. W. Bush em 1981 e 1989, respetivamente, ambos com 51 por cento.

O republicano Richard Nixon, com 59 por cento de aprovação em 1969; o democrata Jimmy Carter com 66 por cento em 1977; e o republicano Dwight D. Eisenhower, com 68 por cento, estão entre os ex-presidentes melhor classificados.

O estudo não teve em conta o ex-presidente Lyndon B. Johnson, já que chegou à Casa Branca em 1963, depois do homicídio de Kennedy, nem o republicano Gerald Ford, que assumiu após a renúncia de Nixon, em 1974.

A Gallup realizou a sondagem entre 20 e 22 de janeiro com entrevistas telefónicas a 1.525 pessoas e a margem de erro é de três por cento.
Tópicos
pub