Trump só fingiu escrever o seu discurso para a fotografia

por RTP
Rick Wilking m Reuters

Os verdadeiros autores do discurso de Donald Trump foram Stephen Miller e Steve Bannon. O presidente eleito apenas insinuou que o tinha escrito, ele próprio, através de uma fotografia divulgada no twitter.

Dois dias antes de pronunciar o discurso, Trump tuitou uma fotografia dando a entender que esta tinha sido tirada, três semanas antes, no acto de redigir aquela peça de retórica.

Agora, contudo, um funcionário da Casa Branca revelou ao Wall Street Journal que a maior parte do discurso foi escrito pelos influentes conselheiros da nova Administração Stephen Miller e Steve Bannon. Miller fora já o autor de quase todos os discursos de campanha de Trump.

Bannon, uma das figuras mais contestadas da nova equipa, devido às suas ligações com a alt right ultra-direitista, é considerado o estratega principal da nova equipa. Ele comentou o discurso de investidura de Trump dizendo que provavelmente "não tivemos um discurso como este desde que Andrew Jackson veio para a Casa Branca".

E acrescentou: "Tem uma profunda, profunda raíz de patriotismo. Foi uma declaração frontal de princípios básicos dop seu movimento populista e nacionalista. Foi apresentado de uma forma poderosa".

Assim, o comentário comparava Trump a Jackson, o sétimo presidente dos EUA e o seu discurso àquele, pronunciado em 1829, por essa figura tutelar da história norte-americana. Que Jackson fosse também um proprietário de escravos, não constitituiu aparentemente factor inibitório para que Bannon recorresse à comparação.

Em todo o caso, segundo a mais recente revelação da Casa Branca, o comentário altamente elogioso de Bannon dirigia-se afinal, em grande medida, a si próprio, como ghostwriter daquele discurso de qualidade nunca vista de 1829.
pub