Turquia e EUA defendem redução da tensão após abate de avião militar russo

por Lusa

Ancara, 24 nov (Lusa) -- O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o seu homólogo dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram hoje na necessidade de reduzir as tensões e evitar novos acidentes após o derrube de um avião russo por um caça turco.

Na manhã de hoje, um F-16 turco abateu um avião militar russo junto à fronteira com a Síria e que estaria a violar o espaço aéreo do país, segundo Ancara.

"Estiveram de acordo sobre a importância de uma diminuição da escalada das tensões e sobre a necessidade de tomar medidas para impedir a repetição destes incidentes", referiu em comunicado a presidência turca após um contacto telefónico entre os dois responsáveis.

O Presidente turco tinha já previamente considerado que a Turquia "tem o direito defender as suas fronteiras", após o exército turco ter abatido no final da manhã um avião russo perto da fronteira síria.

"Todo o mundo deve respeitar o direito da Turquia em proteger as suas fronteiras", declarou Erdogan, que reagia publicamente e pela primeira vez ao indecente num discurso no seu palácio presidencial em Ancara.

pub