Universidade Americana atacada em Cabul

por RTP
O campus da Universidade Americana de Cabul foi isolado pela polícia de Cabul e pelas tropas especiais afegãs Mohammad Ismail - Reuters

Um grupo de homens fortemente armados tomou o campus da Universidade Americana na capital afegã. Há um morto e 26 feridos confirmados, e centenas de estudantes retidos nas instalações, que estão cercadas por forças especiais.

Um dos estudantes retidos na Universidade falou por telemóvel com a agência Reuters, e disse que se encontrava com os seus colegas dentro da sala de aulas.

As vítimas deram entrada na clínica Muhibullah Sir, em Cabul. Pelo enos três pessoas form internadas em estado crítico.

Segundo a Agência France Press, citando um responsável militar, as forças especiais afegãs enviadas estão enquadradas por "conselheiros" norte-americanos. O mesmo responsável, falando sob anonimato, afirmou que "estes conselheiros não estão numa missão de combate, eles aconselham os seus homólogos afegãos".

Logo após o início do ataque a área foi cercada por dezenas de membros das forças especiais. À medida que as horas passavam e as forças de segurança diminuíam  perímetro, muitas pessoas aproveitavam para escapar aos atacantes, a conta gotas.

Feridos retirados da Universidade Americana de Cabul, atacada por um grupo armado a 24 de agosto de 2016 Foto: Reuters

À Agência France Press, via telefone, um estudante afirmou estar preso uma sala de aula com colegas.

“Ouvi explosões e há disparos aqui perto”, afirmou.

Outro estudante, Ahmad Mukhtar, disse à BBC que estava a 100m da entrada principal da Universidade quando ouviu vários tiros e uma grande explosão, tão forte que a luz que provocou iluminou toda a área em redor.

Depois ouviu mais disparos e os gritos de estudantes.

“Vários homens armados atacaram a Universidade Americana em Cabul e há relatos de tiroteios e explosões”, afirmou um responsável do Ministério da Administração Interna do Afeganistão.

Alguns dos atacantes estarão equipados com coletes de explosivos, acrescentou.

“Estão dentro do recinto e estão a perseguir professores estrageiros assim como centenas de estudantes”, disse.

Ahmad Shaheer, um estudante na Universidade, disse à agência Reuters que estava encurralado.

“Estamos enfiados na nossa sala de aulas e há tiroteio esporádico”, afirmou.
Ataque não reivindicado
Até agora nenhum grupo reivindicou o ataque, que se dá depois do rapto no início do mês de dois professores da Universidade – um americano e um australiano – no centro de Cabul.

Foi o mais recente de uma série de raptos de estrangeiros no Afeganistão, uma das táticas aparentemente adotadas pelos Taliban na sua campanha de verão.

A Universidade Americana abriu em 2006 e é um estabelecimento de elite com mais de 1.700 estudantes matriculados. Muitos dos professores e alunos são profissionais de ensiam e estudam em part-time.
pub