Vários feridos e detidos em violentos confrontos entre manifestantes e polícias na Bolívia

por Lusa

La Paz, Bolívia, 30 jun (Lusa) -- Violentos confrontos eclodiram, na quarta-feira, entre polícias e funcionários de fábricas na Bolívia durante as manifestações contra as leis do Presidente Evo Morales, resultando em vários feridos e detidos, segundo fontes governamentais e sindicais.

"Quatro polícias ficaram feridos", após terem sido atacados com pedras, disse, em conferência de imprensa, o ministro do Interior, Carlos Romero.

A polícia utilizou gás lacrimogéneo para desimpedir uma artéria de Cochabamba, cidade situada a 400 quilómetros a leste da capital, La Paz, que estava bloqueada desde a manhã de quarta-feira pelos operários.

A dirigente sindical Angel Camacho garantiu, por seu turno, em declarações aos jornalistas, que mais de 60 pessoas foram detidas e que "várias" foram feridas pela polícia.

Inúmeras marchas foram organizadas na quarta-feira em seis de nove regiões da Bolívia, e as ruas foram bloqueadas no arranque dos três dias de protestos convocados pela Central operária boliviana (Cob), a maior do país, que era até aqui aliada do Presidente Evo Morales.

A Cob exige a anulação de um decreto que ordena o fecho de uma fábrica têxtil do Estado, bem como alteração a outras regras sobre o funcionamento das empresas públicas, pensões e os direitos dos trabalhadores.

Tópicos
pub