Venezuela lança rádio especializada em segurança dos cidadãos

por Lusa

O Ministério do Interior e da Justiça da Venezuela lançou hoje a Rádio Paz, uma emissora radiofónica especializada em segurança dos cidadãos, que transmite desde a sede daquele organismo, no centro de Caracas, essencialmente através da Internet.

"O primeiro prestador de serviço institucional em matéria de segurança cidadã, com uma ampla cobertura, qualidade, veracidade e profissionalismo. Condena a prática sensacionalista do facto informativo e promove a expressão responsável de conteúdos que beneficiem o povo venezuelano", lê-se na página web da nova rádio.

A emissão diária começa com um "amanhecer venezuelano" entre as 05:00 e as 06:00 horas locais e da programação fazem parte o "Reporte Visipol" do Vice-ministério de Sistema Integrado da Polícia e "Saber é proteção", "Segurança para Todos" e "Investigação Penal" entre outros, conduzidos por vice-ministros venezuelanos.

Como dica informativa, a rádio explica, na página web, que o modelo denominado "patrulhamento inteligente" aplicado pela polícia venezuelana foi desenhado a partir de experiências nacionais e estrangeiras, que está em aplicação desde 2011, sendo depois proposto como "política generalizada, transferindo-se parte da sua conceção para o Plano Pátria Segura (programa governamental".

"O patrulhamento inteligente é uma forma de compreender, organizar, distribuir e avaliar o serviço de vigilância e patrulhamento, que parte do estudo e conhecimento da realidade (desde uma visão geográfica integral) do setor onde se instrumenta", explica.

A insegurança é apontada pelos cidadãos como um dos principais problemas da Venezuela, afetando por igual tanto a venezuelanos como a estrangeiros radicados no país, entre eles os portugueses.

Tópicos
pub