Wikileaks revela capítulo polémico da parceria transpacífica

por Frederico Pinheiro

Foto: Reuters

Depois de cinco anos a ser negociado, faltam apenas 30 dias para ser conhecido o texto completo do novo Tratado de Comércio do Pacífico. Parte do documento já foi divulgada na Internet e coloca em evidência a proteção das farmacêuticas.

O Tratado de Comércio do Pacífico vai criar a maior zona de comércio livre do mundo, em países como os Estados Unidos, Japão e mais dez países do Pacífico. Este acordo foi negociado ao longo de cinco anos e concluído recentemente, ao fim de uma maratona de cinco dias.
 
Ainda antes de ser conhecido o documento na íntegra, levantam-se as primeiras vozes críticas.  Em causa está, por exemplo, o prazo de protecção legal dos investimentos das farmacêuticas, com as patentes a serem protegidas durante mais tempo. Este assunto, foi aliás, um dos mais polémicos ao longo dos últimos anos de negociação do tratado trans-Pacífico.

A Europa não sai diretamente afetada da assinatura deste acordo, mas fica ainda mais pressionada no sentido de compactuar com a polémica parceria Transatlântica com os Estados Unidos.
pub