Abertura dos diques ajudou a controlar situação em Coimbra

por Lusa

Coimbra, 14 fev (Lusa) - A ligeira melhoria das condições climatéricas, associada à abertura automática dos diques do Mondego valeu a Coimbra uma "noite mais sossegada" do que tinha sido previsto, disse à Lusa fonte da proteção civil de Coimbra.

"A situação não se agravou durante a noite, mas continua muito complicada", resumiu um elemento do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

A localidade de Cabouco continua ameaçada pelo caudal do rio Ceira, havendo à volta de 30 casas inundadas, e o Mondego invadiu o Parque Verde na margem direita, a Praça da Canção e o Mosteiro de Santa Clara na margem esquerda.

Há ainda registo de inundações em estabelecimentos comerciais, habitações e garagens no lado de Santa Clara, e no Vale do Mondego há meia dezena de estradas municipais e de caminhos rurais alagados, embora existam percursos alternativos devidamente assinalados.

"Está tudo complicado, mas não piorou", disse à Lusa fonte do Destacamento Territorial da GNR de Coimbra, acrescentando que "a chuva amainou por volta das duas da manhã".

Fonte do CDOS assegurou que os diques do Mondego, situados a jusante de Coimbra, numa zona próxima do Choupal e do Centro Hípico, foram abertos durante a noite pela pressão das águas, o que impediu que a situação se tornasse ainda mais difícil.

"Os diques abrem automaticamente quando a pressão da água é demasiada", explicou a mesma fonte, lembrando que o débito de água na ponte-açude chegou a superar 1200 metros cúbicos de água por segundo a meio da tarde de sábado.

Tópicos
pub