Bispo do Porto António Francisco dos Santos toma posse a 5 de abril

| País

António Francisco dos Santos toma posse como bispo do Porto no dia 05 de abril numa cerimónia privada no Paço Episcopal, revelou hoje a Diocese do Porto na página de internet.

De acordo com a diocese, a entrada solene do Bispo do Porto está marcada para o dia seguinte, 06 de abril, às 16:00, na Igreja Catedral do Porto.

"O Senhor D. António Francisco dos Santos tomará posse perante o Colégio de Consultores da Diocese do Porto no dia 05 de abril, no Paço Episcopal, numa cerimónia privada", pode ler-se na página de internet da Diocese do Porto.

Sexta-feira, António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, foi nomeado Bispo do Porto pelo Papa Francisco, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, que em 2013 assumiu funções como Patriarca de Lisboa.

António Francisco dos Santos serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, acrescenta a agência.

O prelado esteve à frente da Diocese de Aveiro durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração, tendo promovido na ocasião uma `Missão Jubilar` que incluiu a realização de uma "Cristoteca", uma festa de animação noturna semelhante à de uma discoteca.

António Francisco dos Santos marcou presença na iniciativa, uma ideia importada do Brasil com o objetivo de aproximar jovens da Igreja Católica e que reuniu "mais de duas mil pessoas de todas as idades".

O novo bispo do Porto nasceu a 29 de agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães (Viseu).

António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para Bispo de Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

O prelado, de 65 anos, sucede a Manuel Clemente, bispo do Porto entre 2007 e 2013, ano em que, a 18 de maio, foi nomeado patriarca de Lisboa.

Enquanto bispo do Porto, António Francisco dos Santos vai contar com os bispos auxiliares Pio Alves, atual administrador apostólico, António Bessa Taipa e João Lavrador, indica a Ecclesia.

Tópicos:

Bispo, Colégio Consultores, Diocese, Papa, Sexta,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.