Doze casos de legionella registados no norte do país

por Sandra Salvado - RTP
Foto: Stoyan Nevon, Reuters

No último mês e meio foram registados 12 casos de doença do Legionário em pessoas residentes na região Norte do país. De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS), das 12 pessoas com legionella há duas internadas.

Este é considerado um número "superior ao que seria de esperar" e, por isso, tem merecido "especial atenção" das autoridades de saúde.

"Das 12 pessoas residentes na região Norte, que têm a doença dos Legionários, duas estão internadas, não há mortes a registar e a situação não é comparável ao surto de 2014 em Vila Franca de Xira", informou a DGS à agência Lusa.

Em comunicado, a DGS informa que neste momento estão internadas duas pessoas e não se registou a ocorrência de "nenhum óbito".

A DGS informa também que a situação notificada "não é comparável ao surto que ocorreu em novembro de 2014 em Vila Franca de Xira, quer pela magnitude e gravidade, quer ainda pela expressão rápida que caracterizou a curva epidemiológica".

Os 12 novos casos que foram notificados, nas últimas cinco semanas, levaram as autoridades de saúde a investigar este recente "aumento de doentes".Sintomas da legionela


A notícia foi avançada, esta sexta-feira, no Jornal de Notícias (JN) que avança ainda que, de acordo com a Adminsitração Regional de Saúde do Norte (ARSN) não há vítimas mortais e "não é uma situação que preocupe".

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto. "Até à data não se registou a ocorrência de nenhum óbito entre os doentes referidos", assume a ARSN.Como a legionela afeta o ser humano


Na investigação epidemiológica que está a ser feita, designadamente a hotéis localizados na cidade do Porto, "não indica que os casos atrás referidos estejam associados à frequência de hotéis", refere aquela autoridade.

"A investigação epidemiológica está a ser conduzida de forma a caracterizar os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início dos sintomas, de forma a orientar a investigação ambiental" e até ao momento foram efetuadas colheitas de água em alguns equipamentos localizados na região em estudo, mas os resultados preliminares são ainda negativos", referiu a ARSN.
Investigação prossegue
Esta autoridade de saúde informou ainda que a investigação epidemiológica e ambiental está a prosseguir com a colaboração dos serviços de saúde, designadamente hospitais e autoridades de saúde da região.

Em novembro de 2014, um surto de legionela em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionela.

De acordo com o balanço feito na altura, as vítimas mortais tinham entre 43 e 89 anos e eram nove são homens e três mulheres. A taxa de letalidade do surto foi de 3,2 por cento.

Foi considerado o maior surto de sempre em Portugal. Na altura, a Organização Mundial de Saúde considerou o surto da doença do legionário em Portugal como "uma grande emergência de saúde pública”.

c/Lusa
Tópicos
pub