Duas barras fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima

por Lusa

Lisboa, 27 jan (Lusa) -- Uma barra do continente e outra dos Açores estão hoje fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha portuguesa, a barra de Esposende, no continente, e a de Vila da Praia, ilha Terceira, no grupo central dos Açores, estão fechadas hoje à navegação devido à previsão de agitação marítima.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar, enquanto a da da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros.

A Marinha indica também que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 35 metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com um a 1,5 metros, diminuindo para ondas inferiores a um metro no sotavento.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado com nuvens altas, sendo que, a partir do final da tarde, passará a muito nublado no Minho, com ocorrência de períodos de chuva fraca.

A previsão aponta também para vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul no litoral a norte do Cabo Raso a partir da tarde, com neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir até ao final da manhã em alguns locais do interior e uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior.

Para a Madeira, o instituto estima céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul da ilha, assim como a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca para o final do dia e vento fraco.

Nos Açores, o instituto prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, uma descida da temperatura do ar, aguaceiros fracos durante a madrugada e vento moderado a fresco, com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 07 e 16 graus Celsius, no Porto entre 08 e 15, em Vila Real entre 04 e 12, em Viseu entre 04 e 11, em Bragança entre 03 e 09, na Guarda entre 04 e 09, em Coimbra entre 06 e 14, em Castelo Branco entre 04 e 12, em Évora entre 04 e 14, em Beja entre 06 e 15, em Santarém entre 05 e 15, em Faro entre 09 e 17, no Funchal entre 15 e 20, em Ponta Delgada entre 12 e 15, em Angra do Heroísmo entre 12 e 14 e em Santa Cruz das Flores entre 10 e 13.

Tópicos
pub