Encontrada "solução provisória" para coletor que caiu com ponte sobre o rio Sousa em Gondomar

por Lusa

Gondomar, Porto, 12 fev (Lusa) - A empresa Águas de Gondomar (AdG) informou hoje que entrou em funcionamento, na quinta-feira, uma "solução provisória" para o coletor que caiu com a ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar.

"Entrou em funcionamento a solução provisória que garantirá o escoamento dos efluentes que eram transportados através do coletor derrubado pela queda parcial da ponte antiga da Foz do Sousa", lê-se numa nota da AdG.

Devido ao mau tempo, sem registo de vítimas, uma ponte sobre o rio Sousa caiu na madrugada de quarta-feira, a poucos dias de ser desmantelada, uma vez que a Câmara de Gondomar, distrito do Porto, tinha previsto iniciar esse processo na segunda-feira.

A autarquia decidiu antecipar a obra de retirada da chamada "ponte velha", tendo expectativa de que esta fique concluída dentro de duas semanas.

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada, ao seu lado, uma nova ponte, devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura.

Fonte da autarquia de Gondomar indicou que eram frequentes os alertas à população nos períodos de mau tempo para que não usassem a ponte.

A AdG está a trabalhar numa solução definitiva para um coletor que caiu com a estrutura da ponte e avança que foi instalada ao longo da nova ponte uma conduta elevatória que funcionará até realização da obra definitiva.

O projeto está, refere a nota da empresa, "em apreciação pelas entidades competentes", ou seja, Câmara de Gondomar e Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

Tópicos
pub