Encontrado corpo de homem arrastado pelas águas do Vouga

por RTP
Paulo Novais - Lusa

O ciclista de 50 anos estava desaparecido em Albergaria-a-Velha, depois de ter sido arrastado pelas águas do rio Vouga. Por todo o país o mau tempo tem deixado um rasto de inundações e prejuízos.

As equipas de busca tiveram a ajuda de uma testemunha que ontem tinha avistado o homem pela última vez, antes de ser arrastado pela corrente. O relato permitiu às autoridades dirigir com mais eficácia as buscas, que se tinham iniciado já no sábado.

O corpo do homem foi encontrado na margem do rio Vouga, a poucos metros de distância do local onde antes foi encontrada a bicicleta que usava.

Nas operações de buscas participaram elementos dos bombeiros, GNR e Proteção Civil, apoiados por embarcações e uma unidade canina.
Mondego e Ceira galgaram as margens
Na zona centro do país, houve registo de casas inundadas, lojas com estragos e estradas cortadas. Já na zona de Águeda, as águas recuaram durante a manhã, mas deixaram para trás prejuízos avultados.

Em Soure, uma família teve de ser realojada.

A linha ferroviária do Norte continuava cortada ao início da noite, sem previsão para o retomar da circulação de comboios.

Na linha ferroviária do Vouga, ao início da noite de domingo não se circulava entre Aveiro e Eirol devido a inundações. As linhas do Douro e da Beira Alta também foram condicionadas.

A circulação automóvel também foi condicionada em muitos pontos do centro do país e várias zonas agrícolas ficaram alagagas, conforme mostram fotos enviadas pelos portugueses à RTP.

O fim-de-semana tem sido marcado por alertas meteorológicos, chuva, agitação marítima e inundações. Estas são fotos enviadas à RTP.


De acordo com dados das Infraestruturas de Portugal, na circulação automóvel, várias estradas municipais e rurais estiveram cortadas na região de Coimbra. Também na A41, no Porto, a circulação teve que ser interrompida devido a um aluimento de terras.
Dez barras fechadas
A costa portuguesa está sob aviso vermelho devido à agitação marítima. De São Martinho do Porto para norte, até à barra de Caminha, estão todas encerradas à exceção de Leixões.

Na Nazaré, seis pessoas foram resgatadas pela Polícia Marítima do Forte de São Miguel. Foram surpreendidas por ventos muito fortes, com rajadas a atingirem 100 quilómetros por hora e ficaram retidas.

A autarquia levantou bancos de areia para evitar que as ondas cheguem aos estabelecimentos e à estrada.

A marginal está encerrada ao trânsito, mas foram muitos que se aproximaram da costa, ignorando os avisos da Proteção Civil.
Cortadas estradas de acesso à Torre
A circulação teve de ser interrompida devido à queda de neve na Serra da Estrela.



A Autoridade Nacional da Proteção Civil decidiu hoje manter o nível de alerta amarelo, o terceiro mais grave, até às 08:00 de segunda-feira, altura em que é esperado um desagravamento do estado do tempo.
Tópicos
pub