"Hands to Discover": Um Porto novo para turistas surdos

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A Associação de Surdos do Porto lança esta sexta feira um projeto de turismo acessível que se destina à comunidade de pessoas surdas quer em Portugal quer no estrangeiro.
"Só em Portugal estamos a falar de mais de 150 mil pessoas", explicou a promotora do "Hands to Discover" Ana Bela Baltazar no Jornal 2. que explicou que vai haver ajuda on-line em língua gestual Portuguesa, francesa e inglesa, mas também "uma rede de parceiros na área da hotelaria e restauração, mas também de guias turísticos que tiveram formação em língua gestual connosco e acrescentam essa valência aos seus serviços".

O objetivo é fornecer informação a pessoas surdas que viajam para o Porto sobre hotéis, diversão, restaurantes, património%u2026 informação sobre onde ir e o que ver.

Ana Bela Baltazar explica que o projeto visa também criar uma rede de prestadores de serviços turísticos que recebem formação para "os primeiros parceiros já receberam formação e estão aptos para prestar ajuda. A plataforma que vai estar on-line a partir desta sexta feira já os assinala".

A "Hands to Discover" pode ainda fornecer interpretes de língua gestual a pedido de um turista, ou um promotor turístico da cidade. "A ideia é tornar o Porto uma cidade inclusiva para todos. Porque promover turismo acessível não se pode limitar ao eliminar das barreiras arquitectónicas. As barreiras linguísticas são ainda mais difíceis e vencer quando não ouvimos".

O Turismo Acessível constitui uma vantagem competitiva e alarga o campo de potenciais clientes. Estima-se que existam no mundo mais de 42 milhões de pessoas com deficiência auditiva grave.
pub