Reportagem

Mário Soares lembrado por milhares de pessoas nas primeiras homenagens no Rato

por RTP

O antigo Presidente da República morreu no sábado aos 92 anos, ao fim de 26 dias de internamento no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Este domingo, foram milhares os portugueses, mais ou menos anónimos, que passaram pela sede sede nacional do PS, no Rato, para homenagear Mário Soares.

Mais atualizações

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o antigo líder do CDS-PP Manuel Monteiro e o ex-atleta Fernando Mamede estiveram este domingo entre os milhares de pessoas que homenagearam o falecido estadista Mário Soares, na sede nacional do PS.

Ao longo do dia a afluência ao Palácio Praia, no Largo do Rato, foi aumentando, atingindo o seu pico pelas 17h00, com uma fila a contornar o edifício até à esquina com a rua das Amoreiras e um tempo médio de espera de cerca de meia hora para assinar um dos sete livros de condolências entretanto disponibilizados.

"É dia também de pensarmos no grande legado que nos deixa. O que é hoje um Portugal moderno, livre, democrático, europeu, com grande ambição de justiça social e progresso. A grande homenagem que podemos fazer é continuar a carregar essas bandeiras", afirmou o autarca lisboeta Fernando Medina, adiantando que haverá tempo para prestar uma homenagem na toponímia da cidade ao fundador do PS, embora sem adiantar se se tratará de uma avenida, rua ou praça.

O ex-edil de Lisboa, ex-ministro e atual deputado João Soares, um dos filhos de Mário Soares, voltou ao prédio cor-de-rosa pelas 19:30, depois de também ter estado presente pela manhã, quando terminou o movimento de pessoas.

O antigo presidente do CDS-PP Manuel Monteiro, que sucedeu a Adriano Moreira e antecedeu Paulo Portas à frente dos democratas-cristãos, foi uma das figuras que homenagearam Soares: "Sendo um europeísta convicto, bateu-se pela diferença de opiniões, quando propus que houvesse um referendo em Portugal sobre o Tratado da União Europeia. Ele defendeu, contra tudo e todos, a possibilidade dessa consulta", lembrou o também fundador do Partido da Nova Democracia.

O fundador do BE Francisco Louçã não quis falar aos jornalistas, justificando tratar-se de "um dia para o Partido [Socialista]".

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, a eurodeputada Maria João Rodrigues, o vice-presidente da autarquia lisboeta, Duarte Cordeiro, o vice-presidente da bancada parlamentar do PS Pedro Delgado Alves, o deputado Eurico Brilhante Dias, o militante e ex-dirigente nacional Álvaro Beleza, foram outras das personalidades que se dirigiram ao Rato.

A ex-deputada e agora vice-presidente da Fundação INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres) Inês de Almeida falou de uma "dívida coletiva e em termos pessoais pela liberdade". Os atores Vítor de Sousa e Joel Branco, assim como o escritor Nuno Júdice foram outros rostos da cultura presentes.

Os cidadãos, militantes e simpatizantes do PS formaram um cordão contínuo, atravessando o 'hall' de entrada do edifício cor-de-rosa até ao salão nobre, no piso superior, onde foram aumentando os livros de condolências.

c/ Lusa


21h18 - Presidente de Cabo Verde nas cerimónias fúnebres

O Presidente Jorge Carlos Fonseca vai participar nas cerimónias fúnebres em honra de Mário Soares, estas segunda e terça-feira, em Lisboa: "Vai o Presidente da República e eu acompanhá-lo-ei para representar o Governo de Cabo Verde", anunciou o MNE cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

20h16 - Abriu caminho à convergência de esquerda

Ana Gomes considera que foi Mário Soares quem abriu caminho à atual solução política de convergência à esquerda: "Ele era um animal político, tinha uma intuição fabulosa e, sim, com todo esse trabalho federador... porque no PS havia muitas resistências face a um tipo de aliança à esquerda. Eu era uma das vozes que também a defendia, mas isso não dependia só do PS", afirmou, relativamente à influência do denominado "congresso das esquerdas", na Aula Magna, promovido por Soares, em novembro de 2013.

19h51 - Mário Centeno fala de "pessoa enorme"

O ministro das Finanças diz que temos de saber merecer o testemunho que foi a vida de Mário Soares.



19h48 - Jorge Coelho sublinha "orgulho" que sente pelo percurso de Mário Soares

O antigo dirigente socialista Jorge Coelho deixou uma nota de "orgulho" pelo fundador do PS Mário Soares.

"Não é possível falar no PS sem falar em Mário Soares e não é possível falar em Mário Soares sem falar no PS", afirmou o antigo ministro de António Guterres, à entrada da sede nacional do partido, em Lisboa, para assinar o livro de condolências, destacando o seu "orgulho" no percurso do antigo Chefe de Estado, assim como os seus valores essenciais: "liberdade" e "democracia", além das "características de combatente e homem que nunca desistiu".

Para Jorge Coelho, Soares "fez com que hoje vivêssemos em Portugal num regime normal, numa democracia avançada".

19h26 - Rui Machete lembra o político de coragem e convicção

O antigo vice-primeiro-ministro considera que Portugal perdeu uma "figura notável" e lembra o papel relevante de Mário Soares na assinatura, em 1985, do Tratado de adesão de Portugal à CEE.

"É uma figura notável, a quem o país muito deve, que cometeu erros, mas que, pela sua coragem e grande convicção, devemos prestar homenagem".

19h23 - Morreu um "gigante do século XX"

As mulheres socialistas de Lisboa manifestaram o "mais profundo pesar" pela morte do antigo Presidente: "Republicano, democrata, socialista, laico e estadista de enorme dimensão. Morreu um gigante do século XX que soube ler como ninguém os desafios do século XXI".

19h00 - Social-democrata Álvaro Amaro diz de Soares que é um homem a quem o país "muito deve"

O presidente da Câmara Municipal da Guarda considerou que Mário Soares já tem o seu lugar na história: "É a perda de um homem que fará eternamente parte da História de Portugal".

18h43 - Primeiro-ministro gostaria de estar presente nas cerimónias fúnebres


18h39 - Cerimónias fúnebres condicionam trânsito da capital

Na segunda e terça-feira o trânsito estará condicionado em várias artérias de Lisboa.

Na terça-feira, o estacionamento será proibido na Rua do Comércio (junto à Praça do Município), na zona envolvente ao Mosteiro dos Jerónimos e na Praça São João Bosco.

18h36 - Lorde britânico elogia "um dos vultos da social-democracia da Europa Ocidental"

Tom McNally conheceu o antigo Presidente nos anos 1970, enquanto conselheiro político do antigo primeiro-ministro James Callaghan. Numa declaração a propósitio do seu desaparecimento, disse ter por Mário Soares grande admiração, considerando-o um dos "vultos da social-democracia da Europa Ocidental".

18h32 - Mota Amaral fala de Soares como um grande senhor da política

Para Mota Amaral, é muito grande a marca deixada pelo antigo Presidente da República Mário Soares.


18h30 - Eanes lembra luta de Mário Soares pela liberdade e democracia

O antigo presidente da Assembleia da República Mota Amaral considerou hoje que a morte do ex-chefe de Estado Mário Soares deixa de luto todos os que se batem pela liberdade e democracia.

"O falecimento de Mário Soares não afeta e deixa de luto apenas a sua família, que cumprimento com sentidas condolências, mas todo o nosso país e a grande comunidade daqueles que em qualquer parte do mundo apreciam e se batem pela liberdade e pela democracia", considera Mota Amaral numa declaração escrita enviada à agência Lusa, na qual recorda o percurso político do ex-Presidente da República.

17h34 - Milhares para assinar livro de condolências

Milhares de pessoas têm passado desde esta manhã pela sede do PS, em Lisboa, para assinar o livro de condolências pela morte de Mário Soares.

O movimento na sede socialista do Largo do Rato aumentou após as três da tarde, com a fila a contornar o edifício na esquina com a rua das Amoreiras.

16h31 - Fernando Henrique Cardoso escreveu em O Globo sobre o amigo com quem escreveu "Mundo em Português"


O ex-Presidente do Brasil considera que "Portugal perdeu o líder inspirador que ajudou o país a sair do obscurantismo político para entrar no mundo da democracia e das liberdades".

"Escrevemos juntos, dialogámos por décadas, eventualmente discrepámos, nunca perdemos a amizade, e eu, a admiração por ele".

16h01 - Primeiro-ministro indiano deixa mensagem de pesar no Twitter

Narendra Modi sublinha o papel de Mário Soares no reatamento das relações entre a Índia e Portugal após décadas de afastamento.

15h52 - Futre: Salvou-me a carreira

Paulo Futre diz que o antigo Presidente da República Mário Soares lhe salvou a carreira, ao conceder o estatuto de alta competição e adiando o cumprimento do serviço militar.

"Como político, pode-se ou não gostar de Mário Soares e concordar ou não com o que fez. A nível pessoal, para mim, foi muito importante. Foi ele quem salvou a minha carreira".

15h48 - Coordenadora bloquista saudou a memória do Mário Soares "antifascista" e "anticolonialista"


"Viemos dirigir as nossas condolências ao PS e à família de Mário Soares. Saudamos a memória do combatente antifascista, anticolonialista", afirmou Catarina Martins, após assinar o livro de condolências na sede nacional do PS, ladeada pela eurodeputada e ex-candidata à Presidência da República Marisa Matias e pelo também dirigente bloquista Luís Fazenda.

15h00 - Manuel Alegre recorda "homem de fibra, combatente e otimista"


Manuel Alegre definiu Mário Soares como um homem de fibra, que vivia a alegria da politica.