Morreu João Lobo Antunes

por RTP
DR

O neurocirurgião João Lobo Antunes, que era atualmente presidente da Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, morreu esta quinta-feira aos 72 anos, vítima de doença prolongada.

João Lobo Antunes nasceu a 4 de junho de 1944. Era irmão do escritor António Lobo Antunes.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa com uma média final de 19,47 valores, foi professor catedrático de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa e foi diretor de serviço de neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Dedicou-se principalmente ao estudo do hipotálamo e da hipófise.

Em 2015, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde, altura em que foi recordado como o primeiro médico da história a implantar um olho eletrónico num cego, um implante que desde então já foi feito em 15 invisuais, permitindo-lhes ver algumas formas e distinguir certas cores.

No último dia de 25 de abril recebeu das mãos do Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Já antes tinha recebido a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant'Iágua de Espada.

Depois de agraciado em 1996 com Prémio Pessoa, recebeu em 2003 a Medalha de Ouro de mérito do Ministério da Saúde e em 2013 o Prémio da Universidade de Lisboa.

Foi vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Society (1990), Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia (1999-2003), do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação (2003-2006), da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Academia Portuguesa de Medicina e Professor Convidado da Universidade de Pequim.

“Enquanto as mãos me obedecerem e o cérebro souber mandar, vou continuar”, afirmou em Junho de 2014, na última aula como professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, acrescentado que, apesar da jubilação, a prática cirúrgica era então ainda futuro. Um ano depois teve de abandonar a sala de cirurgia devido à doença.

Foi nomeado, em 2015, pela revista canadiana Jo Lee um dos dezasseis mais influentes neurocirurgiões do mundo.

Além disso, dirigiu o Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, foi presidente da Academia Portuguesa de Medicina e do Instituto de Medicina Molecular.

A nível político, foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio, em 1996 e de Cavaco Silva em 2006.

Com Cavaco Silva, Lobo Antunes fez depois parte do Conselho de Estado.

João Lobo Antunes, é autor de mais de 150 trabalhos científicos e editou quatro livros. Publicou também quatro colectâneas de ensaios: "Um Modo de Ser" em 1996, "Numa cidade feliz" em 1999, "Memória de Nova Iorque e outros ensaios", em 2002 e "Sobre a mão e outros ensaios" em 2005.
pub