Morreu segundo militar que sofreu golpe de calor no curso de Comandos

por RTP
Arquivo Hazir Reka – Reuters

Morreu Dylan da Silva, o segundo militar do curso de comandos que estava internado no hospital Curry Cabral em Lisboa. Esta é a segunda morte na sequência de um treino dos Comandos na região de Alcochete. O curso encontra-se suspenso e só será retomado após avaliação clínica.

Dylan Araújo da Silva tinha 20 anos, era natural de Ponte de Lima, e estava internado no hospital Curry Cabral à espera de um transplante de fígado. É o segundo militar a morrer depois de ter sofrido um “golpe de calor” na sequência do curso de Comandos.

Dylan sentiu-se mal no domingo e, nessa mesma noite, foi transferido para o Hospital do Barreiro e depois para o Curry Cabral. Na quinta-feira entrou para a lista de espera urgente de um transplante hepático.
Hora de "silêncio e recolhimento"
O ministro da Defesa Nacional apresentou já as suas "mais profundas condolências", não fazendo mais comentários quanto aos inquéritos e ao futuro do curso de Comandos.

Margarida Neves de Sousa, Teresa Marques, Maria Cerqueira, Jaime Guilherme, José Carrilho, António Nunes - RTP

"Não cabe agora outra coisa em relação a quem morreu que não o silêncio e o recolhimento" e, "do ponto de vista político", "serenamente continuar aquilo que já foi iniciado: um inquérito", insistiu Azeredo Lopes.

"Não vou, em circunstância alguma, comentar, antecipar e muito menos de forma macabra opinar sobre o andamento de uma investigação quando acabo de saber que se perdeu uma vida", insistiu.

A morte de Dylan Araújo da Silva foi confirmada pelo Exército. Em comunicado, o porta-voz dá conta de que o soldado faleceu este sábado pelas 09h25.

“Neste momento de luto, dor e sofrimento para a família e para o Exército, o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, transmitiu à família todo o apoio e solidariedade”, lê-se ainda no comunicado enviado às redações.“Até às últimas consequências”
O Presidente da República, Marcelo de Sousa, garantiu, em Ponte de Lima, que a morte dos militares dos comandos vai ser apurada "até às últimas consequências".

"Há uma garantia que já dei, e que repito, e que o senhor ministro da Defesa e o general Chefe de Estado Maior das Forças Armadas também já deram: é que será tudo apurado até às últimas consequências. O que se passou exatamente, como se passou, para se retirarem lições para o futuro", afirmou Marcelo de Sousa.

O chefe de Estado disse também que o apuramento do que aconteceu no curso de comandos que resultou na morte de dois militares não lhes devolve a vida, um dos quais era natural de Ponte de lima, "um filho da terra".
Curso suspenso
Dylan Araújo da Silva é a segunda vítima, depois de Hugo Abreu ter morrido logo na noite de domingo. Segundo o jornal Expresso, Hugo Abreu esteve várias horas numa tenda de campanha da base do exército em Alcochete à espera de ser transferido para um hospital.

O curso dos comandos foi suspenso. Só será reativado depois de ter sido realizada uma avaliação clínica a todos os candidatos. Há inquéritos do Exército e do Ministério Público em curso.
pub