PGR confirma buscas no Sporting, Benfica, Braga e Leiria

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

Em comunicado enviado às redações, a Procuradoria Geral da República confirma que estão a ser realizadas buscas nos estádios de futebol de Braga e Leiria, nas SAD da União de Leiria, do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica. O processo não tem, até ao momento, arguidos constituídos.

Lê-se no comunicado enviado ao início da tarde que "no âmbito do inquérito dirigido pelo Ministério Público, em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), realizam-se diligências de busca e apreensão nas zonas de Lisboa, Leiria, Braga e Viseu".

As buscas abrangem "os estádios de futebol de Braga e Leiria, as SAD do União de Leiria, do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica bem como residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia".

No Estádio da Luz os investigadores procuram documentos relacionados com a contratação de dois jogadores russos ao União de Leiria.
Helena Sousa e Silva - RTP

A Polícia Judiciária esteve na SAD do Sporting à procura do contrato de um jogador russo emprestado pela União de Leiria.
João Miguel Nunes - RTP

Os investigadores da PJ chegaram ao estádio do SC Braga por volta das 10h e abandonaram o local pouco tempo depois. As buscas estão também relacionadas com contratos de jogadores russos.
Helena Cruz Lopes - RTP

De acordo com a PGR estão em causa "suspeitas da prática de factos susceptíveis de integrarem os crimes de fraude fiscal, associação criminosa, branqueamento de capitais, corrupção e falsificação de documentos". 

O processo não tem, até ao momento, arguidos constituídos.

Nesta operação estão envolvidas 22 equipas da Polícia Judiciária, um magistrado do Ministério Público, um magistrado judicial e um representante da Ordem dos Advogados.

O Ministério Público está a ser coadjuvado pela Polícia Judiciária e pela Autoridade Tributária.
O que estará em causa?

A RTP sabe que em causa estão suspeitas de que a SAD da União de Leiria pode estar a ser usada num esquema criminoso de lavagem de dinheiro. Os investigadores procuram documentos relacionados com negócios de compra de jogadores que podem configurar crimes de branqueamento de capitais.

No centro da investigação estará Alexander Tolstikov, o russo que é presidente da SAD da União de Leiria desde o ano passado e que lidera a DS Investment, que detém a maioria do capital da Sociedade Anónima Desportiva.
Manuel Fernandes Silva - RTP

As autoridades suspeitam de lavagem de dinheiro que teria passagem por um país do Báltico, antes de ser investido na SAD. Os negócios do futebol serviriam para mascarar a origem deste capital, alegadamente proveniente da máfia russa.
pub