Plataforma de partilha quer oferecer mais meios no SNS

por Nuno Patrício - RTP
Foto: Reuters

O Governo quer pôr os hospitais a partilhar meios humanos e equipamento. Trata-se de uma plataforma que pretende colocar à disposição das várias unidades hospitalares um conjunto de meios técnicos e humanos que, espera a tutela, permitirá uma melhor gestão no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, Marta Temido, explica que a partilha e a promoção de sinergias são objetivos deste grupo de acompanhamento.

Marta Temido diz que é possível fazer melhor com os mesmos meios, apesar de ainda haver uma grande dificuldade no incentivo à mobilidade de recursos humanos.

No entender do responsável da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares Alexandre Lourenço, a criação desta plataforma vai permitir uma maior rentabilização dos equipamentos.

Alexandre Loureço diz que é preciso ter em atenção que muitos dos materiais existentes nas unidades hospitalares estão obsoletos e esta plataforma pode ajudar a minimizar o problema.

Por seu turno, o bastonário da Ordem dos Médicos aplaude a mobilidade de equipamentos médicos e profissionais entre hospitais. José Manuel Silva aproveita para alertar para a necessidade de contratar mais pessoal.

Tópicos
pub